ANALISTAS DE MERCADO – NOSSA “FÓRMULA SECRETA”

Você não pode ensinar confiabilidade, empatia, intuição ou curiosidade, mas você certamente não pode ser um analista de mercado sem essas características. Nossos analistas têm essas características, muita experiência de campo, treinados para formular as perguntas sempre com uma atitude de marketing, baseadas nos objetivos da pesquisa.
É por isso que são capazes de lidar com projetos que vão desde estudos de grau de satisfação até estudos mais complexos de dimensionamento de mercado.

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Entrevistas em profundidade

Esse tipo de entrevista é particularmente útil para obter informações sensíveis de executivos de negócios ou na abordagem de temas de saúde. A pesquisa de dados considerados confidenciais pelos entrevistados requer um pensamento estratégico, próprio de analistas de mercado de alto nível e devidamente treinados, caso contrário não se obtém informações nenhuma ou então uma informação falsa.

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Pesquisa de Opinião

Nós utilizamos entrevistas de semi-profundidade aliada a uma diligente observação para identificar o que as pessoas fazem e não apenas o que elas dizem e, com isso, chegar a um entendimento mais profundo do comportamento do público consumidor.

ENTENDIMENTO DA SITUAÇÃO DA EMPRESA NO MERCADO

Estudos Qualitativos

Você não pode ensinar confiabilidade, empatia, intuição ou curiosidade, mas você certamente não pode ser um analista de mercado sem essas características. Nossos analistas têm essas características, muita experiência de campo, treinados para formular as perguntas sempre com uma atitude de marketing, baseadas nos objetivos da pesquisa.
É por isso que são capazes de lidar com projetos que vão desde estudos de grau de satisfação até estudos mais complexos de dimensionamento de mercado.

Mensurar Opinião do Público Alvo

Estudos Quantitativos

A Florenzano Marketing desenvolveu análises para esse tipo de estudo para transformar os números em narrativas convincentes sobre os clientes da empresa, com resultados que fornecem inspiração e direção para nossos clientes.
Esse tipo de estudo é aplicado principalmente com questionários estruturados e grandes amostras. Utiliza a técnica de entrevistas individuais onde o contratante participa ativamente na estruturação do questionário, definindo prioridades ou enfoques.

Mudanças do Mercado

Estudos de Comunicação e Propaganda

Mesmo as empresas mais fortes sofrem mudanças rápidas na sua dinâmica empresarial – incluindo mudanças nas preferências dos clientes, novos concorrentes, mudanças no comportamento de compra dos canais de distribuição. Nós primamos em transformar esses desafios em oportunidades.
Desenvolvemos pesquisas personalizadas que auxiliam nas decisões de Propaganda, para evitar erros na estratégia adotada. Permitem identificar o posicionamento de comunicação da empresa, apontar o melhor caminho a ser seguido pela campanha, monitorar os resultados de uma campanha em andamento e avaliar os resultados depois que ela estiver encerrada.

Visão Geográfica do Mercado

Equipe de Estudos do IPC – Florenzano
Cobertura Mercadológica

A Florenzano Marketing desenvolveu o IPC-Florenzano para permitir que os clientes pudessem ver de forma prática e fácil, o potencial de venda de seus produtos em cada município do Brasil. É um trabalho específico baseado no consumo das famílias dos 5.570 municípios brasileiros.
Quase duas centenas de clientes que utilizam o IPC-Florenzano, passaram a definir objetivos realistas para sua equipe de vendas. Compararam as suas vendas com o potencial de mercado da sua linha de produtos e definiram com maior propriedade seus investimentos em trade-marketing, vendas, logística e propaganda.

Solução através da Melhor Direção

Estudos Estratégicos

Acreditamos que a melhor estratégia é aquela que tem por base as informações dos próprios clientes da empresa, que vão dar base para os planos futuros.

Compreender e Diagnosticar: Seus clientes não tomam decisão no vácuo. Há concorrência entre os produtos e serviços que eles querem ou precisam. Nosso objetivo é entender como o cliente toma decisões, onde você está errando ou acertando o alvo da decisão do cliente e como você pode atendê-lo melhor.

Idealizar: Utilizamos os inputs dos próprios clientes para encontrar as melhores idéias entre o seu negócio e os desejos dos clientes, com o objetivo de criar inovações mercadológicas que vão de encontro com as verdadeiras necessidades dos clientes.

Solução & Planejamento: Trabalhamos com a sua equipe para criar soluções eficazes e viáveis, sustentáveis tanto para os dias de hoje como para o futuro. Trabalhamos para entender a mecânica do seu negócio, para que as inovações propostas caibam no seu budget, dentro da sua capacidade de atendimento e para fortalecer os pontos fortes do seu negócio com metas agressivas, porém realizáveis.

Metodologias

Plano Estratégico de Negócios

Nossa metodologia privilegia o envolvimento e o comprometimento da equipe da empresa com a estratégia a ser formulada. Dessa forma, atuamos como facilitadores, questionadores e orientadores, para o desenvolvimento do plano estratégico da empresa.

O plano estratégico de negócios da empresa é um sistema de tomada de decisões sobre o futuro, que define a direção a ser seguida pela empresa no seu mercado de atuação.

Como outros planos de estratégia, é importante realizar uma análise externa, em primeiro lugar, para ser comparada a uma análise interna da empresa, cujos resultados darão base para o desenvolvimento do planejamento estratégico.

Análise Competitiva

O estudo da análise competitiva da força mercadológica® das empresas concorrentes num determinado mercado, com tecnologia desenvolvida pela Florenzano Marketing, tem contribuído fortemente para o sucesso de nossos clientes.   Ele mostra as forças competitivas da empresa em relação a força dos seus concorrentes. Permite descobrir as ameaças e oportunidades que a empresa tem no mercado, assim como avaliar com precisão o “peso da importância” de uma possível ameaça ou o “peso da importância” de uma oportunidade a ser aproveitada.

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Focus Group

Nossa metodologia para “Discussões em Grupo” procura abordar exercícios criativos para a exploração da mente dos entrevistados, para identificar de forma verdadeira os aspectos comportamentais de hábitos e atitudes, tendências de consumo, entre outros.

Case Relacionado:

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Identificação de Tendências Futuras

Nós utilizamos a pesquisa primária e fontes secundárias para descobrir as tendências sociais, tecnológicas, econômicas, ambientais, políticas e culturais cuja análise permitirá encontrar novas oportunidades, assim como prever as preferências prováveis ​​do consumidor sobre produtos, serviços e comportamentos sociais.

Análise de Benchmarking

É uma variação do estudo de análise competitiva, porque seu foco está nos líderes do mercado, com uma análise em profundidade das suas ações mercadológicas. Procura responder como os líderes agem para satisfazer as necessidades dos seus clientes. Esse tipo de estudo permite comparar a empresa com as melhores práticas aplicáveis no seu mercado.

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Dimensionamento de Mercado

Nossos analistas utilizam uma metodologia de abordagem que permite extrair do mercado as informações necessárias para o desenvolvimento do projeto.
Os estudos de dimensionamento de mercado requerem analistas experientes e com um conhecimento em profundidade dos fabricantes ou fornecedores que atuam num determinado mercado, seus canais de distribuição e os seus clientes finais.

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Grau de Satisfação

Para a Florenzano Marketing, a lealdade do cliente impulsiona o crescimento e a lucratividade da empresa. Nós desenvolvemos uma metodologia que permite conhecer os Valores e as necessidades dos clientes, saber o que é importante para eles, identificar os pontos que devem ser melhorados para que a empresa possa fazer as correções necessárias para a criação de Valor.

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Novos Produtos e Serviços

Estamos orgulhosos de nossas pesquisas junto aos clientes – canais de distribuição e clientes finais – e em nenhum lugar isso é mais evidente do que em nossa abordagem para a criação e lançamento de novos produtos e serviços. Nós revelamos as correlações diretas entre as necessidades dos clientes e as inovações que serão lançadas no mercado, assegurando que as melhorias do produto tragam maiores lucros, maior lealdade dos clientes e abram as portas para novas oportunidades.

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Estudo de Cenários – estudo para liderança de tendências

Trabalhamos com especialistas para identificar e entender o que está acontecendo no cenário futuro de um segmento do mercado, os aspectos social, tecnológico, econômico e político. Pesquisamos essas mudanças para refletir sobre o que pode influenciar os valores, atitudes e comportamentos dos consumidores.

Devemos estar sempre prontos para uma mudança tanto em nossas vidas pessoais como nas profissionais e, nas corporações, isso não é diferente.  A análise dessas tendências vai ajudar nossos clientes a criar, desenvolver e difundir a sua liderança e experiência para antecipar, da melhor forma possível, o que os consumidores vão querer, precisar e desejar no futuro.
Nos cenários não se projetam tendências. Ao contrário, procura-se lançar luz sobre as descontinuidades escondidas no futuro, que podem ser oportunidades ou ameaças capazes de ajudar ou prejudicar os projetos dos atores, inserindo nossas próprias estratégias nessa análise.

Equipe Florenzano em Ação

A Florenzano Marketing desenvolveu análises para esse tipo de estudo para transformar os números em narrativas convincentes sobre os clientes da empresa, com resultados que fornecem inspiração e direção para nossos clientes.
Esse tipo de estudo é aplicado principalmente com questionários estruturados e grandes amostras. Utiliza a técnica de entrevistas individuais onde o contratante participa ativamente na estruturação do questionário, definindo prioridades ou enfoques.

Metodologias

Segmentação de Mercado

Nesse tipo de estudo procuramos olhar o mercado da empresa como se ele fosse desconhecido, sem preconceitos. A idéia é descobrir qual o verdadeiro perfil dos clientes-alvo da empresa através de uma abordagem quali/quanti combinada. Como resultado, teremos condições de fazer uma análise do ambiente mercadológico do produto e confrontá-lo com os objetivos da empresa, para desenvolver uma nova segmentação de mercado de acordo com o Core Business da empresa.

Estudo de Hábitos e Atitudes

Nesse estudo também costumamos utilizar abordagem quali/quanti combinada, onde se faz uma pesquisa exploratória qualitativa para levantar os hábitos em relação à escolha, compra e uso de produtos e serviços, estilo de vida, atitudes, comportamentos e motivações de consumo de uma determinada população. Com base nesse conhecimento, são definidos os consumidores atuais, potenciais ou não consumidores da empresa e o que os diferencia do ponto de vista sócio-demográfico, como atitudinal e comportamental.
Funciona como uma grande métrica para alavancar o desempenho da marca e, principalmente, como uma importante fonte de oportunidades, como por exemplo, para identificar os momentos ao longo do dia em que o produto é consumido; ampliar as ocasiões de consumo do produto entre outros aspectos.

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Estudo de Sensibilidade de Preços

Esse método de definição de preços de um produto é basicamente uma metodologia para avaliar as percepções e expectativas dos clientes no que tange à política de preços das empresas em um mercado, com o objetivo de identificar o preço ótimo de um produto perante a ótica dos clientes.
Permite uma visão real da política de preços da empresa que poderá desenvolver sua estratégia competitiva com mais segurança.


Navegando nas mudanças do mercado

Mesmo as empresas mais fortes sofrem mudanças rápidas na sua dinâmica empresarial – incluindo mudanças nas preferências dos clientes, novos concorrentes, mudanças no comportamento de compra dos canais de distribuição. Nós primamos em transformar esses desafios em oportunidades.
Desenvolvemos pesquisas personalizadas que auxiliam nas decisões de Propaganda, para evitar erros na estratégia adotada. Permitem identificar o posicionamento de comunicação da empresa, apontar o melhor caminho a ser seguido pela campanha, monitorar os resultados de uma campanha em andamento e avaliar os resultados depois que ela estiver encerrada.

Análise da Marca no seu ambiente mercadológico

 

Através de uma pesquisa de mercado junto aos clientes, análise e apuração de dados disponíveis nas redes sociais e outros canais do cyber espaço sobre a marca, criamos uma compreensão holística dos pontos fortes e fracos da marca de sua empresa versus os seus concorrentes.
O objetivo é diagnosticar a reputação da marca quanto à influência, engajamento, popularidade, sentimento, dados quânticos, identidade e possíveis crises midiáticas. O diagnóstico mostra um panorama da marca no seu ambiente mercadológico, identificando futuras ações estratégicas para melhorar a visibilidade da empresa.

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Pré-Teste de Propaganda

Garantimos a relevância e o impacto da Publicidade e estratégias de Relações Públicas através de testes e refinamento antes do seu lançamento no mercado.
Usamos uma ideação interativa de peças prontas (storyboards, animatics) para avaliar a eficácia da comunicação, garantindo que o dinheiro aplicado na compra da mídia seja usado da melhor maneira.

Tracking de Propaganda

Nós avaliamos as falhas de comunicação durante a veiculação da campanha, que permite ver se ela está no “caminho certo” e, se necessário, realizamos correções.
Essa avaliação é feita através de uma pesquisa de recall quantitativa, feita no dia seguinte a veiculação.

Pós-Teste de Propaganda

Nós desenvolvemos pesquisas de recall para avaliar o resultado final da campanha e servir de aprendizado para uma nova etapa de comunicação.

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Pesquisa Exploratória

Nossos analistas de mercado e moderadores desenvolvem estudos de mercado criativos para conduzir novos insights e identificar as necessidades não satisfeitas dos clientes. Nós colocamos a nossa curiosidade para trabalhar para você. Somos muitas vezes recrutados por executivos em busca de novas oportunidades, gerentes de marketing, com responsabilidade na estratégia de marcas, buscando reverter um negócio em declínio.

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Marketing de Inovação

Temos habilidade em desenvolver pesquisas de mercado para compreender melhor e redefinir seus públicos alvos, possibilitando a criação de conexões importantes entre pessoas e marcas. Nós recriamos o comportamento de seus clientes na escolha de seu produto, aspectos negativos, barreiras e oportunidades para permitir que a agência de propaganda possa amarrar perfeitamente as emoções e comportamentos do consumidor em relação a sua marca e na escolha do seu produto.

Estudos de “top of mind”

Os estudos de “Top of Mind” desenvolvidos pela Florenzano Marketing além de mostrarem o posicionamento das marcas de um determinado produto na mente dos consumidores procuram segmentar também, os diversos públicos e encontrar as principais razões do posicionamento das marcas.
Nosso processo para o desenvolvimento de propostas de valor de marca e conceitos de posicionamento garante que as vozes de seus clientes e as suas necessidades primárias, desejos, valores e comportamentos sejam levados em conta nas tomadas de decisões.

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Pesquisa de Opinião e Expectativa de Consumidores

Somos especializados em realizar pesquisas de opinião para contar histórias interessantes sobre seu público-alvo. Nós utilizamos entrevistas estruturadas para identificar o que as pessoas fazem e não apenas o que elas dizem e, com isso, chegar a um entendimento mais profundo do comportamento do público consumidor.

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