Índice de Potencial de Consumo e Distribuição das Vendas

A Florenzano Marketing desenvolveu o IPC-Florenzano para permitir que os clientes pudessem ver de forma prática e fácil, o potencial de venda de seus produtos em cada município do Brasil. É um trabalho específico baseado no consumo das famílias dos 5.570 municípios brasileiros.

Quase duas centenas de clientes que utilizam o IPC-Florenzano, passaram a definir objetivos realistas para sua equipe de vendas. Compararam as suas vendas com o potencial de mercado da sua linha de produtos e definiram com maior propriedade seus investimentos em trade-marketing, vendas, logística e propaganda.

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METODOLOGIA

Os especialistas da Florenzano Marketing analisaram a diversidade de dados anuais das Contas Nacionais (como por exemplo, PIB e Renda Familiar) nas diferentes regiões do país e os últimos dados publicados pelo IBGE de modo a oferecer um indicador inédito e diferenciado, tanto em valores monetários, quanto em percentual em relação ao Brasil.

EXPERIÊNCIAS DE OUTRAS EMPRESAS COM O IPC-FLORENZANO

A utilização do Estudo de Potencial de Mercado – IPC-Florenzano provocou um impacto positivo dentro das empresas pelo redirecionamento dos esforços de vendas de acordo com o real potencial de mercado de cada área de vendas. Por exemplo, sua aplicação no mercado de móveis permitiu a:

  • Definição de objetivos de vendas para os gestores do negócio ou representantes;
  • Definição de potencial de consumo por loja;
  • Relação de lojas conforme o potencial de consumo da cidade / região;
  • Definição da segmentação de produtos conforme potencial das classes sociais (renda     ..familiar abaixo ou acima de 10 salários mínimos);
  • Outras aplicações.

 

ESTUDOS DE POTENCIAL DE MERCADO DISPONÍVEIS

ÁREA DE NEGÓCIOS
ÍNDICES GERAIS
Para análise do ambiente 001. Distribuição de renda geral das famílias (6 faixas de renda)
mercadológico 002. Censo Demográfico (população, faixas etárias e sexo)
003. PIB – Produto Interno Bruto (agrícola, industrial, comercial
/ serviços)
004. Área Financeira / bancária (número de agências bancárias,
valor dos depósitos à
vista, valor dos depósitos à prazo)
005. Número de residências dividida por classe social e quantidade
de banheiros
006. Frota de veículos do município
007. Número de empresas do município (áreas Agrícola, Serviços
/ Comércio e Indústrias)
008. Infraestrutura de saúde = médicos e beneficiários de plano
de saúde
009. IDH – Índice de Desenvolvimento Humano do município
010. Área do município (Km2)
011. Crescimento demográfico
012. IPC Geral e posição do ranking dos municípios
013. Valor das aplicações e valor da poupança
ÍNDICES DE BENS DE CONSUMO DURÁVEIS
Eletrodomésticos/  Microcomputador 014. Eletrodomésticos em geral
015. Refrigerador
016. Máquina de lavar roupa
017. Fogão
018. Televisor
019. Aparelho de som
020. Microcomputador
Mobiliário e Artigos do lar 021. Mobiliário em geral
022. Móveis de quarto
023. Móveis de copa / cozinha
024. Móveis de sala
Vestuário e Calçados 025. Vestuário total
026. Vestuário masculino
027. Vestuário feminino
028. Vestuário infantil
029. Calçados total
030. Tênis em geral
031. Calçados masculinos
032. Calçados femininos
033. Calçados infantis
ÍNDICES DA ÁREA DE SAÚDE E HIGIENE PESSOAL
Saúde e Higiene 034. Higiene e cuidados pessoais
035. Artigos de limpeza
036. Produtos farmaceuticos
037. Produtos óticos
038. Despesas com saúde em geral
039. Médicos e dentistas
040. Hospitais e exames de laboratório
041. Planos de saúde
ÍNDICE DE CONSTRUÇÃO CIVIL  E MORADIA
042. Materiais de construção
043. Manutenção do lar
ÍNDICES DA ÁREA DE EDUCAÇÃO, TRANSPORTES
E CULTURA
Educação e Cultura 044. Livros e material escolar
045. Matriculas e mensalidades
046. Despesas com recreação e cultura
047. Brinquedos e jogos
Transporte e Viagens e Turismo 048. Despesas com viagens
049. Transportes Urbanos
050. Gastos com veúculo próprio
051. Gastos com combustíveis
052. Aquisição de veículos
ÍNDICES DE ALIMENTAÇÃO E BEBIDAS
Alimentação em geral 053. Alimentação fora do domicílio total
054. Alimentação dentro do domicílio total
Bebidas e Sucos 055. Bebidas em geral
056. Refrigerantes
057. Cervejas
058. Sucos
OUTROS ÍNDICES DE PRODUTOS DISPONÍVEIS
Temos disponível centenas de
outros Estudos de Potencial de Mercado e a possibilidade de desenvolver índices
de distribuição de consumo de dezenas de outros produtos, matrizes
de decisão  formadas por um conjunto de
índices correlatos
, conforme a necessidade
do seu negócio.

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SE VOCÊ NÃO ENCONTROU

Se você não encontrou na relação um índice mais adequado para sua empresa, descreva um breve resumo da utilização do(s) índice(s), para que possamos fazer uma análise.