Grau de satisfação + expectativas dos executivos = mais objetividade no mercado de autopeças

 

Uma grande empresa da área automotiva quis fazer uma pesquisa de grau de satisfação com os seus clientes, porque queria aumentar ainda mais a fidelização de seus clientes e manter a concorrência numa situação marginal do mercado.

 

SOLUÇÃO

Foi desenvolvida uma pesquisa de grau de satisfação com os executivos dos revendedores, com um questionário cuidadosamente elaborado para abranger em profundidade todas as áreas da empresa que prestavam serviços aos seus revendedores. Por conta disso, descobriu-se uma série de aspectos que poderiam ser melhorados e outros aspectos positivos que poderiam ser reforçados.

Para permitir a tomada de decisão com maior propriedade, a Florenzano Marketing também fez uma pesquisa interna onde os executivos da empresa responderam ao mesmo questionário dos revendedores conforme achavam que seriam as respostas. Para nossa surpresa, as respostas dos executivos da empresa eram mais críticas do que a dos revendedores, o que ajudou a dar maior objetividade nas ações tomadas.

 

RESULTADO

A empresa corrigiu seus aspectos negativos com maior propriedade e com investimentos mais adequados na área de prestação de serviços aos revendedores, para manter o seu posicionamento no mercado.  Isso gerou uma economia de recursos que iriam ser demandados se ela não soubesse a real necessidade de seus clientes.