Grau de satisfação + cadeia de decisão dos clientes = situação da empresa no mercado

A empresa fabricava componentes de alta confiabilidade e tinha um atendimento muito bom, porém os clientes, empresas montadoras de produtos eletroeletrônicos apresentavam muitas queixas na área de política comercial. Devido a essa situação, havia a necessidade de avaliar qual o grau de satisfação dos clientes em relação à empresa, assim como, seus anseios sobre os fornecedores de componentes. E dependendo dos resultados da pesquisa de grau de satisfação, a empresa iria fazer ajustes adequados.

SOLUÇÃO

Foi aplicada uma pesquisa de semiprofundidade presencial e por telefone para levantar as opiniões dos clientes* sobre o posicionamento mercadológico da empresa e seus concorrentes; a classificação dos fornecedores segundo os principais fatores de decisão de compra (4P’s) e razões que davam base a essas classificações, além de outros aspectos. Foram entrevistados de 2 a 4 executivos que faziam parte da cadeia de decisão de compra dos clientes.
(*) mercado de áudio e vídeo, telecomunicações, informática e automotivo

RESULTADO

Com as informações do estudo de mercado a Florenzano Marketing criou uma matriz contendo 19 fatores de decisão de compras, abrangendo praticamente todos os aspectos do negócio. Através dessa matriz ficou claro para o cliente que ele superava os concorrentes em todos os aspectos menos na área de política comercial onde perdia por uma estreita margem. Por conta disso, continuou na liderança do mercado e manteve sua política de preços premium.