Pesquisa qualitativa + revendedores e clientes industriais = capacidade competitiva dos concorrentes no mercado

A empresa precisava se atualizar em relação às mudanças que houve nos segmentos de mercado de sua atuação, (transporte, indústria de bens de consumo*, recreação, comunicação visual, toldos e encerados) e novos concorrentes estavam entrando no mercado e era necessário fidelizar os clientes.(*) Fabricantes de pastas, carteiras, brindes, cadernos, embalagens, brinquedos e vestuário, entre outros.

SOLUÇÃO

Foram aplicados questionários qualitativos junto a clientes industriais e revendedores para levantar informações sobre o grau de satisfação desses clientes com seus fornecedores e realizado uma análise competitiva para avaliar o poder mercadológico da empresa. Por conta disso, descobriu-se uma série de aspectos que poderiam ser melhorados e outros aspectos positivos que poderiam ser reforçados.

O estudo de mercado foi dividido para trazer respostas dos 5 segmentos de mercado de atuação do cliente, considerando todo território nacional.

RESULTADO

Um dos aspectos mais importantes desse trabalho foi avaliar a competitividade da empresa em cada um dos segmentos de mercado que atuava, permitindo correções específicas por mercado.

Essa análise competitiva e de grau de satisfação permitiu que a empresa corrigisse sua estratégia competitiva no mercado resultando em melhorias que aumentaram a sua participação no mercado de laminados de comunicação visual, encerados de vinil e filmes de PVC.