Pesquisa qualitativa + usuários de carga aérea = novas oportunidades em logística aérea

A empresa especializada em logística de carga aérea queria avaliar quais eram as oportunidades nessa modalidade de transporte, principalmente serviços diferenciados que pudessem agregar valor aos seus negócios e também nos negócios de seus clientes.

A idéia era avaliar os anseios e necessidades dos clientes e as atividades da concorrência para encontrar novas possibilidades e possíveis vulnerabilidades do negócio de transporte aéreo.

SOLUÇÃO

Esse projeto foi feito através de pesquisas qualitativas junto aos principais segmentos do mercado de transporte aéreo de carga no território nacional.

Foram entrevistadas empresas clientes, operadores logísticos, companhias aéreas e Correios e analisados o comportamento dos concorrentes, seus pontos fortes e fracos, avaliados os anseios dos clientes, possibilidades de parceria e outras informações.

RESULTADO

Com os resultados desse estudo a empresa elaborou um plano de negócios com definição das linhas de ação para agregar valor aos negócios dos clientes e assim tornar diferenciada sua venda de serviços. Foram levantados uma série de informações que deram base a esse plano como definição do tamanho do mercado, perspectivas, segmentos do mercado de carga aérea mais atraentes, anseios e necessidades dos clientes quanto ao serviço de entrega e coleta no mesmo dia; prontidão para recolher a carga na hora em que o cliente necessitar; agilidade no contra fluxo de cargas (garantia); transportadores de carga rodoviária mais qualificados; serviço de embalagem antes do embarque e outros aspectos.