Pesquisa qualitativa + fabricantes de máquinas e usuários finais = participação de mercado + força mercadológica da empresa

 

A empresa, um dos líderes desse mercado, queria conhecer a real situação do mercado brasileiro na área de automação industrial de sua especialidade e quais eram as possibilidades de incrementar a sua política comercial, daí a necessidade de conhecer a sua força mercadológica no mercado, assim como definir a participação dos concorrentes. Outro aspecto era conhecer a opinião atual dos clientes e perspectivas de mercado.

 

SOLUÇÃO

Foi aplicada uma pesquisa qualitativa em profundidade, por analistas de mercado especializados, junto a fabricantes de máquinas e usuários finais dos sistemas de automação industrial, distribuidores, especialistas e fontes secundárias, totalizando mais de 700 entrevistas. Foram entrevistados 2 executivos de cada cliente, da área de compras e outro da engenharia. Os clientes foram distribuídos em 21 segmentos de mercado e ainda divididos em clientes A, clientes B e clientes C, da curva ABC.

 

RESULTADO

Foi definido o mercado brasileiro de automação industrial do segmento daquela empresa, as perspectivas de crescimento das vendas para os próximos anos, assim como futuras tendências de produtos a serem aplicados no mercado de automação industrial.

A empresa ficou sabendo qual era a sua força mercadológica e dos concorrentes, em casa grupo de clientes da curva ABC.

Com o conhecimento das informações do mercado, a empresa pôde formular sua estratégia mercadológica de forma segura e objetiva, o que permitiu manter o seu posicionamento e aumentar a sua participação no mercado já no ano seguinte.