“Clínicas de produto” + opinião dos fazendeiros sobre tratores agrícolas = novo produto que superou as dificuldades mercadológicas iniciais

 

Nosso cliente da área de tratores agrícolas queria avaliar qual a reação de seus clientes diante da alteração de alguns motores de seus tratores e com isso fazer um plano de lançamento de produto para superar possíveis dificuldades mercadológicas.

 

SOLUÇÃO

Foram programadas 3 CLÍNICAS DE PRODUTO em 3 regiões agrícolas distintas no Brasil com a participação de 10 a 12 clientes por região que tiveram a oportunidade de testar os tratores da empresa + protótipo “versus” tratores da concorrência. Os entrevistados responderam uma série de perguntas em profundidade explorando os aspectos técnicos dos tratores, visuais, ergonométricas entre outras.

 

RESULTADO

Foram explorados aspectos de utilização dos tratores, fidelidade a marca, razões e motivos para mudar de marca, aspectos mais importantes na compra de um trator e características técnicas e operacionais dos tratores como posto do operador, design, servicibilidade, motor, estabilidade e segurança, embreagem, caixa de transmissão e utilização de cabine pelos clientes.

Essa pesquisa permitiu que a empresa lançasse uma nova linha de tratores com melhorias técnicas e um plano de lançamento do novo trator no mercado feito para superar os possíveis pontos fracos e reforçar aspectos positivos.