Pesquisa de importadores e despachantes = aumento do valor agregado em logística portuária

 

A empresa tinha como meta alcançar padrões superiores de qualidade no seu atendimento e também a criação de serviços com VALOR agregado para fidelizar os clientes e manter uma política de preços “premium”. Outro aspecto era utilizar o estudo de grau de satisfação para promover a imagem da empresa junto aos clientes.

 

SOLUÇÃO

Foram realizadas 100 entrevistas junto a importadores e despachantes com executivos da área comercial e operacional dessas empresas, além de entrevistas com transportadoras e os próprios executivos da empresa.

Foram utilizados questionários estruturados com algumas perguntas abertas abrangendo as 5 principais áreas de prestação de serviços da empresa – política comercial, aspectos de confiabilidade, central de atendimento, qualidade dos serviços de apoio e qualidade dos serviços de movimentação de contêineres/carga.

 

RESULTADO

Com os resultados dessa pesquisa a empresa desenvolveu várias ações e projetos que resultaram em: melhora do tempo de resposta aos clientes; diminuição dos custos totais da cadeia de logística dos clientes; melhora do padrão de qualidade dos serviços prestados; agregar mais VALOR aos serviços prestados e atrair volumes de movimentação capazes de gerar maiores retornos para a empresa.