Pesquisa tipo “Ônibus” + análise competitiva do mercado de locadoras de equipamentos de construção = situação real dos fabricantes no mercado

 

Em 2011 havia 2700 locadoras de equipamentos de construção no Brasil e os seus fornecedores de máquinas e equipamentos tinham dificuldades de entender esse mercado devido ao alto custo do investimento em uma pesquisa de mercado. Os fabricantes sentiam uma necessidade de saber qual o tamanho real desse mercado; que força competitiva que eles tinham no mercado; qual o grau de satisfação dessas locadoras com cada fabricante; qual era a previsão de compra de produtos pelas locadoras naquele ano e no seguinte e mais algumas outras informações.

 

SOLUÇÃO

A Florenzano Marketing ofereceu aos fabricantes, a possibilidade de saber todas essas informações, com um custo equivalente a 20% de uma pesquisa normal através de uma pesquisa “ônibus”, onde pelo menos 5 fabricantes compartilham o custo da pesquisa.

Foram feitas cerca de 300 entrevistas de semi-profundidade distribuídas entre 5 linhas de produtos onde cada linha participava com uma amostra de 100 a 200 entrevistas, conforme sua freqüência de utilização.

 

RESULTADO

Os participantes desse projeto ficaram sabendo qual o tamanho do seu mercado e a sua participação por região e total Brasil. Descobriram o grau de satisfação das locadoras e a força mercadológica de cada concorrente no mercado.  Ficaram sabendo quanto que as locadoras compraram em 2010, 2011 e a sua previsão para 2012 e qual a sua análise de valor na compra de máquinas e equipamentos.

Com essas informações garantiram a sua vantagem competitiva nesse mercado.