“Focus Groups” + opinião sobre eletrodomésticos = análise de atratividade do melhor produto para a empresa

Tradicional fabricante de eletrodomésticos sentiu a necessidade de reposicionar uma das suas linhas de eletrodomésticos de cozinha e para tanto, havia a necessidade de saber o que as mulheres pensam e como agem na sua decisão de compra.

 

SOLUÇÃO

A Florenzano propôs 4 “Focus Group” com mulheres de 25 a 45 anos, de diversas classes sociais, moderadas por uma psicóloga especializada em “discussões em grupo”. Foram apresentados uma série de eletrodomésticos para serem analisados pelas consumidoras.

Descobrimos os principais aspectos comportamentais das consumidoras de utensílios domésticos de cozinha – suas necessidades, desejos, hábitos de uso, preferência por marca e formas de utilizar a garantia.

 

RESULTADO

A empresa conseguiu entender em profundidade os hábitos comportamentais e as razões de compra das consumidoras, aspectos de exposição do produto nas lojas; pôde avaliar a imagem e a performance das marcas existentes no mercado; descobriu preferências de design e de componentes do produto e descobriu possibilidades para agregar valor ao produto.

E para facilitar a tomada de decisões quanto os aspectos críticos desse mercado a Florenzano Marketing desenvolveu uma tabela de decisão: “Análise de atratividade para o lançamento de novos eletrodomésticos” que permitiu transformar em números as informações qualitativas, facilitando a classificação das diversas marcas de eletrodomésticos em relação a sua atratividade para o negócio da empresa.