Executivos de compras e gerentes de lojas + especialistas no mercado + importações = força mercadológica e dimensionamento do mercado

O mercado de som automotivo nas lojas de departamentos e magazines era um mercado muito concorrido e novo para a empresa e havia a necessidade de descobrir qual era o seu tamanho e também a força mercadológica dos concorrentes no mercado e ter uma visão do comportamento do mercado – forças e fraquezas por cidade, região e total Brasil.

Outro aspecto era descobrir a importância de cada um dos fatores de decisão de compra dos clientes e a identificação dos motivos de sua preferência por produtos de uma determinada marca em detrimento de outra.

 

SOLUÇÃO

A Florenzano Marketing fez uma análise competitiva da força mercadológica dos concorrentes junto às 41 maiores redes de magazines do Brasil, onde foram entrevistados executivos da área comercial e uma amostra significativa de gerentes de lojas.

Essas entrevistas foram complementadas por um cuidadoso levantamento de fontes secundárias junto a especialistas da área, dados de importação e outras informações.

A empresa ficou sabendo a sua participação no mercado, assim como a participação de seus concorrentes; também ficou sabendo qual o poder real de sua força mercadológica e descobriu que essa força tinha uma forte correlação com sua participação nesse segmento de mercado. Foram descobertos também, os pontos fortes e fracos mais relevantes de cada concorrente do mercado.

 

RESULTADO

A empresa realizou diversas ações para aproveitar as oportunidades que surgiram a partir desse estudo de mercado – foram reforçados os aspectos positivos, corrigidos e contornados os pontos fracos e como resultado a empresa se posicionou entre os 4 maiores players desse mercado.